23 março 2015

Do Quinzero à Quaresma onde se reabilita 'Jejus'

 
A Madeira não pode ser uma ilha dos Ciclópes quando o FC Porto lá vai e ainda falta a taça da treta.
 
E Quinzero tem de voltar aos juvenis, nem que seja para engraxar botas.
 
Do asco que ficou da derrota no Marítimo, meti Quaresma ao barulho.
 
Quinzero já tinha confirmado no Bessa a sua rotunda inutilidade: enganou-se na profissão, jongleur num circo com a bola perdia para as focas amestradas e os golfinhos com bico na boca ainda mais fino.
 
De Quaresma, mesmo tendo sido dos mais inconformados então, ocorre o mau e o bom, nunca se sabe. Para certos jogos é um desastre, não tem mentalidade. Escrevi-o já pela visita a Alvalade. Perde as estribeiras, não se controla, não arrisca o drible, amua e acaba até a ser algo violento.
 
Mas desenrasca muita coisa. Sábado fez em 15 minutos o que ninguém fez em 75 antes e nos 90 entre os que lá estiveram desde o início. Quaresma mostra o seu carácter, mesmo quando pelo lado negro da lua. Ou seja, talvez inspirado na Quadra, tem aparecido bem, "limpo" da cabeça e entregando-se à equipa. Tiro-lhe o chapéu: neste contexto, como disse no início de ter perdido o episódio da braçadeira (agora recuperada com o Arouca), o Quaresma é importantíssimo; ao invés, se amua, só divide e prejudica. Mas tem futebol!

Foi uma lástima ver Brahimi embrulhar-se em inconsequências e pela primeira vez vi Lopetegui sem saber o que fazer e sem coragem de mexer, ainda na 1ª parte. Já com o Arouca, apesar do MVP Aboubakar, foi Quaresma que puxou por aquilo, ele foi o MVP que no jogo seguinte não pode ir para o banco. Lopetegui conhece e avalia o plantel dia a dia, mas os jogos mostram-nos sempre coisas que não precisamos saber dos treinos. NO sábado havia insuficiências que entravam pelos olhos dentro muito antes de Tello inventar um golo improvável ainda que belo.
 
O Quinzero deviam poupá-lo a mais vergonhas. Bastou na época passada, onde disfarçava entre os Josué, Licá, Carlos Eduardo e tutti quanti.

Partantos, graças a Lopetegui, numa sua recaída que o inibe já de voltar aos "alcoólicos anónimos", podíamos crucificar o energúmeno e, ajoelhado com os ínvios a darem-lhe na cabeça e a coroá-lo de espinhos, não espetamos os pregos na sua cruz. Uma lástima, realmente. Esse rei vai nú e nós tivemos vergonha e pudor de o denunciar. Ou se eles estão borradinhos, e pareceu pelo semblante no final em Vila do Conde, mais a histeria idiota dos que até aqui andavam em catarse fanática de extremismo saloio na grande bebedeira do reino pacóvio, o FC Porto deu uma meia página de pasquim para se limparem um bocadinho.

Continuo a pensar que o Benfica será campeão, não pelo que vale, menos pelo que joga, muito pelo que tem sido, e não deixará de ser, ajudado, pedindo já às alminhas que não se esqueçam da esmola semanal, mas porque o fardo europeu vai pesar e o calendário é apertado mesmo para o extenso e valioso plantel às ordens de Lopetegui. Mas alguns valem Quinzero. E esse é outro problema.

1 comentário:

  1. Infelizmente tem razão em relação ao Quintero, vários treinadores desde que está no Porto e não mostra estaleca, tanto no meio, como na ala, mas continuo a achar que ele na ala daria mais jogador apesar da falta de velocidade que tem, mas na direita e com o pé esquerdo que tem ainda podia causar mossa quando viesse para o interior a partir da ala, sem ter um marcador directo em cima...(Um pouco como fazia James no FCP).
    No meio-campo a "10" vai apanhar sempre com o trinco contrário que tem muito mais fisico que ele e ele não vai meter o pé, pois joga sempre num espaço de terreno muito curto...

    Mas continuo a pensar que perdemos pontos na Madeira porquê o Lopetegui leu mal o desenrolar do jogo, com Casemiro amarelado, ele teve medo e meteu o Ruben numa troca directa que correu mal, depois piorou com a entrada de Quintero para o meio por troca com Evandro...
    Mas tendo Oliver no banco para a 30 m. do fim colocar um fio de jogo na equipa ou até arriscar logo com a entrada de Quaresma para a direita, passando Tello para a esquerda e Brahimi no meio como ele tinha feito no Bessa nos ultimos minutos do jogo e que deram a vitória ao FCP nesse dia.
    De 3 opções escolheu a pior e o mais grave é que se pressentia isso, pelo menos eu ao ver aquelas substituições não previ nada de bom...
    É que tirar o Casemiro é um tiro nos pés por dois motivos, medo de ele levar o Segundo amarelo, e má leitura do jogo, pois o Nacional não jogava com ninguêm a 10 para ele ter de marcar, assim bastava proteger o Casemiro fazendo a equipa ter mais bola com a entrada de Oliver e a saida de um outro médio, que era o que eu esperava.

    Quanto ao Quaresma, concordo que devia ter sido titular (ele que estava super motivado e que sabia da importância do encurtar da distância) ...
    no lugar do Brahimi, ficavamos no banco com uma boa opção para as alas e para o meio se fosse preciso arriscar mais na procura da vitória e aí Brahimi já podia inventar uma jogada de génio como faz de vez em quando.

    Se o Benfica vai ser Campeão, espero que não, mas que perdemos uma oportunidade de Oiro para ficar a apenas um ponto, isso perdemos e é isso que revolta a maior parte dos Portistas com quem tenho falado...
    Era o jogo que não podiamos falhar e foi onde se falhou a toda a linha, desde o onze inicial, até á falta de "vontade" vs "cansaço" de alguns jogadores, passando pelas opções erradas do Mister.

    Gil Lopes (ZédoBone)

    ResponderEliminar