23 outubro 2014

Andou o FC Porto a esfalfar-se no sábado...

Criando ocasiões, em barda, de bola corrida, recupero facilmente:
1) Adrián Lopez isolado acerta em Patrício
2) Adrián Lopez ia isolar-se mas inventam, palavra da moda entre fantasma e arbitragem tendenciosa, um fora-de-jogo inexistente
3) Jackson isola-se e faz 1-1
4) Marcano cabeceia, é um autêntico penálti de cabeça, mas Patrício dá uma palmada necessária porque a bola calhou ir direita a ele - um lance de quase golo mas numa bola parada (canto)
 
Isto só em situações de golo iminente e sem oposição; haveria outros lances perigosos, mas era areia a a mais para a camioneta de entendidos...
 
Ora, ao Schalke não foi preciso jogar bem:
a) bastou que um árbitro amarelasse devidamente entradas perigosas e em 12 ou 13 minutos expulsou um reincidente por Mau Vício
b) aproveitou lances de bola parada e assim fez 3 golos: dois livres laterais e um penálti
c) podia ter marcado mais um, mas perdoaram um penálti de Nani
 
Ou seja, tudo somado, a "boa defesa" do Spórtem que foi comida na profundidade ante o FC Porto que terá tido "buracos defensivos", saiu-se maravilhosamente do Dragão; mas conseguiu ser batida em dois livres laterais com apenas um adversário entre vários defesas frente à baliza.
 
Nada disto transpareceu dos recentes jogos do Spórtem, especialmente na vitória de "classe" no Dragão; a Imprensa, dita Desportiva q.b., anda aí a espalhar sofismas e captar leitores ignaros tanto quanto os pasquineiros de serviço.
 
Entretanto, de volta ao Dragão assobiador, o FC Porto só marcou um golo a jogar pelo meio, criando dois lances de golo a Jackson (demora a rematar e a rematar mal em cada caso) mas em jogadas partindo dos corredores de onde, como uma seta mas com sorte, Quaresma marcou a vitória e aconchegou o ego da pasquinagem de serviço e dos controladores opinativos à distância que manipulam os cordelinhos nas editorias, vidé tv's e replays.
 
Parece que é com Quaresma - que os próprios pasquineiros e opinadores reprovaram em Lille e justificaram o castigo alongado - que se ganha.
 
Quando dirão que será sem Maicon e sem Casemiro, com inteligência para jogar sem risco nos passes indevidos em zonas proibitvas, jogando pelo seguro como o Spórtem - ou como quando jogava sob o comando de Vítor Pereira, já para não falar de outro ostracizado Jesualdo -, com a qualidade intacta que tem na frente, e as alternativas para tudo e alguma coisa, o FC Porto será o que se espera a confirmar o seu potencial. Dominador.
 
Até lá, mais do que os devaneios de Lopetegui, viverá sob a ameaça dos talibãs da Imprensa que agora elegeram o ayatollah Quaresma, vulgo cigano e tatuado com versículos de um qualquer Corão, para levarem a sua revolução avante. Camaradas, para a frente é o caminho e a luta fica para lá do abismo do absurdo.

2 comentários:

  1. Caro Zé Luís, o problema é que o Lopetegui preferiu apostar as fichas no jogo contra o Bilbau, em vez do jogo da taça. Deu-se mal com isso…
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho essa ideia, as coisas simplesmente resultaram mal num dia infeliz: continuo a achar que o resultado foi injusto e não se fez mérito ao que o FC Porto construiu, pesou mais o demérito do que consentiu ao adversário mas também por infelicidade própria.
    De qualquer modo, era crucial ganhar na CL. Agora um empate pode bastar para o apuramento.

    ResponderEliminar