14 agosto 2014

«Portugal é uma merda» vê-se pela Segunda a Circular

Não sei se o que se passa na Segunda Circular afectará muito, pouco ou nada o campeonato prestes a arrancar. Mas parece palpitante, de resto na esteira da classificação final da época passada que a intelligentsia lisbonense saboreou avidamente.
 
Ao despachar Defour, que se julgava intocável por causa do Mundial e mal entrou lá saiu logo à patada, depois de deixar Carlos Eduardo fora da Champions como o último dos mohicanos ligadas à tragédia digna de "peles vermelhas" na época passada, o FC Porto corta pela raiz o mal de uma equipa má e que só podia durar um ano. Pagou o (des)treinador, pagaram os jogadores, os responsáveis máximos não pagaram. Meteram mãos à obra e mudaram o paradigma.
 
Decerto que só por isso o FC Porto parte mais favorito do que na época passada.
 
Claro que, como é da praxe, os favoritos são sempre os primeiros. O Besfica acima de todos e com mais um troféu enquanto o crédito durou e não se atira o bebé ganhador pela janela com a água do banho de euforia lavado na Imprensa capitolina. O Besporting prometeu lutar pelo título e não tem por que refutá-lo.
 
O que importa, então, no arranque do campeonato:
- que os dois primeiros venderam (um) ou não venderam (outro) mas até delapidaram?
- que o mercado tem sido grato ou ingrato?
- qual tem o banco bom ou o banco mau?
 
Não vou por aí.
 
Entre milhões para cima e milhões para baixo, o Besfica está para arrecadar mais um bocado e desfazer-se de mais uns bocados desportivos.
Mas o notável, uns anos depois de um tal Lovenkrands ter dito preferir ficar no Rangers de Glasgow do que ir para a Luz, é um desconhecido guarda-redes alemão de uma equipa destinada a lutar para não descer apesar da fugaz aparição europeia (Mainz eliminado pelo Asteras Trípoli), rejeitou o colosso encarnado para ficar no insosso clube de Magúncia.
 
Quanto ao novo sério e real e assumido candidato ao título, tem dois braços de ferro e ambos coraçõs de ouro para tratar.
 
Lembro os jogadores que beijam o emblema e batem com a mão no peito. Pois um quer sair abaixo da cláusula e outro não se importa de ir para o colosso Leicester que subiu e vai lutar para não descer na Premiership, destratando o clube de nível de Alvalade.
 
Slimani, muito melhor do que Defour no Mundial apesar de a Argélia ter perdido com a Bélgica, quer ir para Leicester, o clube onde se destacou Lineker no seu início.
 
Rojo, naturalmente, finalista do Mundial, quer os vermelhos de Manchester.
 
O que faz o chico-esperto com voz de bagaço?
 
Prende-os à cadeira, perdão, à cláusula.
 
O bronco do carvalho podia, não pedir um conselho a Pinto da Costa que há um ano destratou alarvemente, fazer uma negociata de mágica: em vez de ganhar 45ME por Rojo como se fosse James Rodriguez e 25ME por Slimani como se fosse Moutinho, vendia ambos os dois por 70ME não ao M. United, muito menos ao Leicester que não tem essa pasta, mas ao Mónaco, contentava Jardim e ria-se dos que não avaliam bem as pérolas do Alvalade.
 
Se não resultar sempre pode ir conversar para o carvalho se não lhe disserem que anda a falar muito.
 
Quanto a saídas iminentes, depois dos exemplos edificantes da Segunda Circular, convém fazer a vénia a Enzo Perez, na iminência da saída para o já conhecido Valência, o novo banco do Besfica.
"Portugal é uma merda". Nem mais.

3 comentários:

  1. Qual? O segredo de Polichinelo que todos sabiam e ninguém dizia? Os portistas estão a cagar-se para o Manel e a Maria, querem é circo e esse faz-se de vitórias. Se nem a perder ligam muito à descomunicação oficial, se ganharem vai estar tudo bem e o líder nas alturas, hossana, hossana,

    Conheço esta merda muito bem, Miguel.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Mas esperava que não se confirmasse, é lamentável...até dá para a tristeza.

    ResponderEliminar