26 agosto 2014

Enquanto não se vê Quaresma... nem o sucedido no Bessa

Sucedem-se as teorias da especulação. Falta objectividade e campeia a sub-informação, alinhando-se opiniões pelo mainstream. Umas mais benévolas que outras, algumas contrapondo o "perdoa-me" de certos sítios ao "desculpem o meu erro". Acção, reacção e omissão. Aliás, quase já se excluira Quaresma do Dragão. Entretanto, calaram-se as matracas. Não há mais nada a dizer, é ver como S. Tomé... Os charlatães existem, mais do que os exorcistas em que não acredito. Não sou de bruxarias, nem que em Espanha digam que las hay.
 
O que é a informação? Percebe da "agenda" informativa? Acredita na similitude dos telejornais e alinhamento dos pasquins? Deixou de comprar jornais porque não pode ou porque não quer?
 
Há dias vi com surpresa até uma pequena reportagem de uma equipa de fut feminino apurada na Champions do género. Não mais ouvi falar, e contudo já saiu o sorteio das duas próximas eliminatórias que tive de ler no site da UEFA.
 
Paralelamente, este fds, concluiu-se o Mundial sub-20 feminino, no Canadá. Ganhou a Alemanha. Só faltou dizer, como no Mundial do Brasil ou no Europeu de sub-19 para homens e espigadotes respectivamente, que no final ganham sempre os alemães. Mas do Alemanha-Nigéria de Montereal nem uma palavra, nem uma imagem. O fut feminino nem é uma moda, é um acaso, em Portugal e uma coisa surreal num qualquer telejornal da parvalheira.
 
Por sinal, o Eurosport transmitiu a final ontem de manhã. Um tipo que só conhecia pela voz, e não pelas melhores razões de a ouvir nos sorteios ou noutros resumos, fartou-se de se chamar Nuno Santos. Não sei se é um que, há anos, apareceu em A Bola num broche fantástico só admissível entre amigos sodomitas: o tipo palrava no Eurosport mas tinha uma casa de bifes que valia a pena. Dos bifes não sei, mas de futebol não percebe um corno. Depois, é burro que se farta. A Nigéria perdeu no prolongamento com uma melhor equipa e melhores jogadoras, tanto que a Ashoala foi a melhor jogadora e a melhor marcadora do torneio. A moça joga mesmo bem, faria corar alguns rapazes no trato da bola e em velocidade é um Hulk em potência, apesar do físico de menina que os compatriotas sub-20 normalmente vistos no Mundial do seu género multiplicam por 4 Hulks... E a Nigéria perdeu, contra uma Alemanha cujas avançadas me pareceram piores do que as restantes colegas nos outros sectores, porque a Ashoala marcou um golo que não devia quase aos 90'.
 
O golo foi bem invalidado, a bola ia para a baliza por obra de uma colega nigeriana e não havia necessidade. Porque, como se via facilmente nas imagens, a Ashoala estava já adiantada em relação à linha da bola e não havia defesa a pô-la em jogo depois de a g.r. alemã - por sinal a melhor do Mundial - ter sido batida irremediavelmente. Mas o tal Nuno Santos, que não tem voz nem conhecimentos, estranhou que o golo fosse invalidado.
 
Para a história ficou o título da Alemanha. Mas em O Jogo não li uma linha, na edição de ontem (ACT, refiro a notícias do Mundial, a final foi de madrugada e só hoje publicaram sem referência ao 3º lugar da França com 3-2 à Coreia do Norte). Pudera, um desportivo dito nacional não acompanhou o Nacional na Bielorrússia. Isto é para levar a sério? Por sinal, no caminho da fase de grupos, além de um extraordinário 5-5 - que iguala um Portugal-Serra Leoa (salvo erro) no Mundial sub-17 na Finlândia, creio que em 2003 estabelecendo um recorde como empate com mais golos em todas as competições da FIFA - com a China, a Alemanha despachou o Brasil com 5-1 e não estava lá Scolari...
 
Enfim, com coisas assim, nos mais pequenos pormenores, mesmo ao "ralenti", não é possível explicar o que é um fora-de-jogo e um golo bem invalidado. É possível descortinar que qualquer burro carregado de livros é um doutor e o estado da informação e do divertimento é uma confusão pegada a que já se encolhe os ombros.
 
Também não é uma questão de opinião apenas: quando Brito remata à baliza do Benfica, há um jogador do Boavista em fora-de-jogo quase imperceptível que interveio no lance segundos antes. A regra que conforma a Lei do Jogo diz que em caso de dúvida favorece-se o atacante. O Boavista devia ter feito o 1-1 mas isso quase passou despercebido.
 
Passou despercebido como passaram despercebidos desacatos à saída do estádio e várias atropelias cívicas características das gentes oriundas de Lisboa e arrabaldes mal formados.
 
Como passou despercebido o que Jesus terá dito ao árbitro para ser expulso ao intervalo.
 
- ó Marco, nem destrato a tua mãe, mas olha que penáltis como o do Jara já o Roubarte Gomes marcou ao FC Porto no jogo do apagão da Luz e ainda este Verão, na nossa apresentação aos nossos sócios que dão cachaços em árbitros e só pagámos 2500 euros de multa, o Hugo Miguel também inventou um sobre o Jara contra o Ajax.
 
É claro que a Imprensa veneranda passou ao lado, não ouviu, não viu, não suspeitou e, portanto, não investigou. Não há assunto, não há notícias; se há assunto mas não convém, não há notícias; se sobrevivemos até aqui a fazer isto ´no século XXI onde toda a gente vê na tv e comenta na net, também tão cedo não morremos mesmo que o fim da Imprensa escrita em Portugal esteja previsto para 2028.
 
Em tempos, se não na última época do Boavista na I Liga pelo menos na penúltima, uma altercação foi noticiada num Boavista-Benfica. Rui Costa esmurrou a porta do árbitro Lucílio Baptista. Testemunhas verificaram podendo circular no túnel e com os vestiários acessíveis da sua entrada. Escreveu-se o caso no Rascord, mas o jovem jornalista foi repreendido no dia seguinte. Um dia depois, o veredicto era garrafal no jornal pasquim: INOCENTE. Rui Costa bateu na porta do árbitro e insultou-o, mas como o árbitro não teve colhões para o escrever no relatório, a absolvição era automática.
 
Sic transit gloria mundi

Como passar por cima de alguma coisa que belisque a aura de intocável do benfiquismo?
Simples, O Jogo de hoje, como o de ontem, fala de Munir, na última página, sem referir que um dos golos-maravilha do puto do Barça foi na final de Maio na Youth UEFA League, com um golo do meio do campo no 3-0 ao Benfica. A Imprensa norte-coreana faria melhor, nem dedicava uma linha ao puto... mais valia não falar do que falar com o carimbo da autocensura caucionada pela sub-informação do costume...

Sem comentários:

Enviar um comentário